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Mensagem por Kayaba em Sex Jan 22, 2016 8:33 am


Regras de P/MvP
Agora, vamos ver um pouco das regras de combate no RPG, tanto os PvPs (Player vs Player) quanto MvP (Monster vs Player).

Regras de P/MvP

As regras de combate no Survival estão diretamente ligadas aos Atributos. Você pode encontrar o valor dos seus Atributos no "Status de Personagem", no perfil de qualquer usuário do fórum (exceção a Mestres). Os Atributos são:

~> Força: Determina o quanto de dano você daria NORMALMENTE (ou seja, com seus punhos, ou garras no caso de Vampiros/Lobisomens transformados) contra um oponente. Numa visão pacífica, mostra a sua força. O valor padrão para esse atributo é de 10 para humanos/lobisomens, 30 para vampiros e 40 para lobisomens transformados.
~> Resistência: Determina o quanto de dano você ANULA de ataques (ou seja, o quanto você aguenta de dano) dos seus oponentes. Numa visão pacífica, é outra forma de força. O valor padrão para esse atributo é de 10 para humanos/lobisomens, 20 para vampiros e 40 para lobisomens transformados.
~> Destreza: Mostra a sua rapidez e mobilidade durante um combate e no RPG em si. O valor dessa habilidade dividido por 4 é o número de Pontos de Ação que você tem durante o combate, sempre arredondado para cima (Ex.: Se você tem 8 pontos de Destreza, 8 ÷ 4 = 2, logo você tem duas ações para fazer no combate). O valor padrão para esse atributo é de 8 para humanos/lobisomens e 10 para vampiros/lobisomens transformados.
~> Mira: Determina a sua precisão em atirar objetos ou com armas de tiro, como arcos e bestas. O valor padrão para esse atributo é de 20 para humanos, 10 para vampiros/lobisomens e 0 para lobisomens transformados.

*Obs.: A Mira que um Lobisomem Transformado tem NUNCA SAIRÁ DE 0, independente do que o mesmo decida aumentar enquanto aumenta seus níveis.

Antes de entrarmos de vez no combate, ainda existe outra coisa importante que deve se notar numa PvP: Pontos de Ação. Como visto no atributo "Destreza", o valor dele dividido por 4 determina quantos Pontos de Ação você tem para usar em combate. Mas o que são esses Pontos?
O combate no Survival não será uma completa bagunça, como é em muitos RPGs de Fórum, onde a pessoa posta 40 ataques diferentes num post só. Aqui, cada player terá que pensar um pouquinho mais no que vai fazer, e isso por um motivo simples: Independente de quantos movimentos você DIZER que está fazendo no seu post, você terá que deixar em spoiler apenas um determinado número de AÇÕES que você de fato está fazendo na batalha. Esse número é igual os seus Pontos de Ação.
Não conseguiu entender? Calma. Não se desespere.
Imagine uma luta entre um humano com uma adaga e um lobo selvagem. Vamos imaginar que esse humano tem apenas 8 de Destreza, ou seja, ele tem apenas 2 Pontos de Ação para usar por turno (8 ÷ 4 = 2, lembra?). Logo, esse humano pode fazer o seguinte post:

"(...) Estava preparado para o meu ataque. Com velocidade, corri contra o lobo, desferindo dois cortes contra a garganta dele. Logo em seguida, subi em seu dorso, cortando várias vezes os seus olhos, pra depois enfiar a faca no crânio dele. Como se não bastasse, ainda dei uma rasteira no mesmo e enfiei a faca contra o seu peito.

AÇÕES: 1 - Correr na direção do Lobo; 2 - Corte na garganta."

Dessa forma, apesar de tudo o que ele ter dito no post parecer legal, suas únicas ações de fato foram correr e tentar cortar a garganta do bicho, gastando assim apenas 2 Pontos de Ação!
Agora, vamos aos combates de fato.

Em MvPs, os Mestres levarão em conta os seus atributos normalmente, mas de uma forma mais branda. Tudo será como um bônus que você terá contra o "monstro" que você está lutando (no Survival, os monstros são animais selvagens e bandidos), assim como você ainda terá que fazer suas ações usando os seus Pontos de Ação (que chamaremos de P.A. a partir de agora).
Ou seja:

~> Você dará dano no monstro com base na sua Força - OU + valor do Dado PvP;
~> Você tomará dano reduzido com base na sua Resistência (se você vai sofrer 20 de dano e tem 10 de Resistência, 20 - 10 = 10. Ou seja, você sofreu apenas 10 de dano);
~> Sua Destreza determinará os seus P.A.s, além de contar na narração do Mestre como a sua velocidade;
~> Sua Mira, caso você use armas á distância, entrará apenas na narração. Quanto maior a sua Mira, maior sua chance de acertar o oponente, aos olhos do Mestre.

Não é difícil, certo? Caso não esteja entendendo até aqui, não tenha pressa. Volte um pouco, leia com mais calma. Se estiver com dúvidas mesmo assim, contate um dos Mestres. Ajudaremos você com prazer!
Em PvPs, a coisa fica um pouco mais dinâmica. Os Atributos de um Player serão diretamente confrontados com o do inimigo, para comparar quem tem a vantagem! Isso torna o jeito que você aumenta os seus atributos uma coisa importante: Se você tem uma Mira ótima, não adianta nada querer usar uma espada. Se sua força é Alta, porque usar um arco e flecha? Além disso, cada player usará os Pontos de Ação como achar melhor, mas essas táticas avançadas de combate não serão abordadas aqui. Vamos ao básico!
Durante o combate, os Mestres agirão da seguinte forma.

~> A Força de um Player é o seu dano base, ou seja, se você tem 50 de Força, você inflige 50 de dano ao inimigo. Isso varia de acordo com o valor do Dado PvP que você conseguiu, como explicado anteriormente. As armas que você usa também aumentam o dano, mas isso não é importante agora;
~> A Resistência de um Player funciona da mesma forma que no MvP, ela diminui o dano que você iria sofrer;
~> A Destreza de um Player, além de definir quantos Pontos de Ação você tem no combate, também define quem é mais rápido na batalha, os Mestres levarão isso em conta durante sua narração. Além disso, sua Destreza também determinará sua chance de Desvio, mas isso também é outra tática avançada de combate e não será abordada aqui;
~> A Mira de um Player será usada apenas caso o mesmo tente atirar alguma coisa contra o oponente, desde uma pedra até um dardo de uma besta. Para saber se o player acertará o outro EM CASO DE DESVIO, o Mestre irá confrontar a Mira do Atirador x Destreza do Alvo (Ex.: Eu atirei uma pedra em você. Tenho 10 de Mira, você tem 12 de Destreza. Logo, eu errarei meu ataque se você desviar do mesmo).

Basicamente, as PvPs são isso. É importante lembrar que, apesar dos Atributos e os P.A.s serem bastante importantes nas batalhas, o Dado PvP também pode mudar uma batalha a qualquer momento. Um Acerto Crítico na hora certa, ou uma Falha no momento errado, podem ser o fim de qualquer combate.
Regras Adicionais:

~> Ataques Críticos automaticamente acertam o seu oponente, independente de sua Destreza;
~> Ações que ultrapassam o limite dos Pontos de Ações disponíveis serão ignoradas;
~> É OBRIGATÓRIO esclarecer suas ações, seja em spoiler ou no fim do post de forma normal;
~> Posts de combate (MvP ou PvP) devem ter NO MÍNIMO 5 linhas. Não existe um valor máximo;
~> Caso um player fique com Pontos de Ação disponíveis, ele será deixado em estado de alerta, ou seja, seu turno ainda não acabou, e ele poderá postar novamente depois de seu oponente (Se ele tinha 2 P.A.s e usou apenas 1 ação, ele ainda poderá fazer um post após o oponente, com a ação que estava faltando);
~> No caso de tentativa de Desvio de um ataque corpo-a-corpo, a comparação será entre a Destreza do Atacante x Destreza do Alvo;
~> O Acerto Crítico dobra o dano TOTAL de TODAS AS SUAS AÇÕES NO TURNO;
~> Uma falha corta pela metade o dano TOTAL de TODAS AS SUAS AÇÕES NO TURNO;
~> NUNCA, em hipótese nenhuma, adivinhe o que seu oponente está pensando. Lembre-se que o Desvio é uma mecânica de combate, e deve ser explícita nas Ações do turno;
~> Um participante pode desistir de uma PvP a qualquer momento, deixando claro a desistência EM SPOILER NO FIM DO POST. A PvP então é encerrada, e seu personagem desmaiará, ficando suscetível as ações de vampiros/lobisomens;
~> São permitidos combates 2x1, ou 3x1, ou qualquer outro tipo de desvantagem ou combate em grupo. As regras são as mesmas, mas as Ações devem ter um alvo ESCLARECIDO NA AÇÃO (Ex.: Atiro uma adaga em Fulano de Tal).
~> Se o seu HP chega a 0, você morre. Não existe outra saída. Saiba disso ANTES de entrar numa PvP.

Este tópico está em constante mudança com o passar do tempo, a medida que novas regras vão sendo inseridas. Qualquer dúvida em relação a essas regras acima apresentadas, mande uma MP para um dos Mestres, e nós ajudaremos você o mais rápido possível!

Obs.: Os sistemas e regras aqui explícitos são exclusivos de Kayaba, Königin e PsychoArsenal, todos Mestres e criadores do Survival RPG. Qualquer tentativa de cópia sem consentimento de um deles será considerada plágio.

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